Atriz

Olá a todos, sou a Ana Marta Ferreira, também conhecida por Martinha, sejam bem vindos ao meu site oficial.

Sou uma atriz portuguesa que pertence ao grupo dos muitos atores e atrizes, que iniciaram carreira na série juvenil Morangos com Açucar.

O meu início aconteceu quando tinha 8 anos e foi num telefonema para a Agência Promodel, por ter visto um anúncio no jornal, que estavam abertas inscrições para um curso de teatro e de modelo, fiz os dois, no final ofereceram-me um Book e deram-me uma relação de agências de atores e modelos para me inscrever.

Tinha 9 anos quando a agência Fealmar, me contactou para integrar o elenco adicional da novela ‘Morangos com Açucar’, no papel de ‘Anita’, seguindo-se muitas outras telenovelas e séries, relatando apenas as mais relevantes, fiz parte do elenco principal da novela ‘Mistura Fina’ na personagem também de ‘Anita’, onde tive o privilégio de contracenar como as consagrados atrizes Eunice Muñoz e São José Lapa e atores Fernando Gomes, Virgílio Castelo, etc. De seguida entrei como ‘Laranjinha’ na série ‘Clube das Chaves’, nas séries cómicas ‘Mini Malucos do Riso’ e ‘Malucos e Filhos’, na novela ‘Floribella’ I e II com Luciana Abreu, na série ‘O Último Tesouro’ com Pepe Rapazote e Joana Seixas, na 'Rebelde-Way' com Diogo Ferreira e Diogo Martins, em ‘Laços de Sangue’ com Diana Chaves e Diogo Morgado.

Após todas estas telenovelas e séries participei em curtas metragens, em que as mais relevantes foram ‘Reflexos’, ‘Post-it’ e ‘A Chamada’.

Voltando às telenovelas, fiz parte do elenco principal da novela ‘Sol de Inverno’ e como artista convidada na série ‘Bem-vindos a Beirais’.

Estive também no elenco principal da novela ‘A Única Mulher’, onde fiz a personagem 'Clara Albergaria', contracenando com Paulo Pires, Paula Neves, Rita Pereira, Kelly Bailey, Ana Sofia Martins, Lourenço Ortigão e outros.

Tenho também diversos trabalhos de áudio para spots publicitários de rádio e televisão. Em dobragem dei voz ao gato Trovão no filme 'A Casa da Magia'.

Como atriz do elenco adicional, participei na novela 'Espelho d'Água', no papel de 'Cristina', promovendo a marca de lojas 'Clarel'.

Como atriz convidada, participei na série 'Sim Chefe', no papel de Catarina.

Em cinema, o filme 'O Fim da Inocência' do realizador Joaquim Leitão, foi o meu desafio com o papel da personagem Mafalda, irmã mais velha de Inês, que na descoberta da adolescência envolve-se num submundo de festas com sexo, onde há o consumo descontrolado de drogas e álcool. História verídica contada antes, em livro de mesmo nome, do escritor Francisco Salgueiro, com jovens da região de Cascais pertencentes a famílias de classe média/alta e alta.

No filme 'Gabriel' , personifico 'Elisa', a miúda fixe. O filme retrata a viagem a Portugal de Gabriel Silva (Igor Regalla), à procura do pai (Ângelo Torres), um ex-lutador de boxe que não vê desde criança. Nesta procura, Gabriel torna-se alvo de Rui (José Condessa), um membro violento do gang local, liderado por Jorge (Sérgio Praia) que organiza combates ilegais no bairro.

Pelo caminho, Gabriel vai contar com o apoio de 'Elisa', rapariga que o vai ajudar na integração no bairro. Na procura, Gabriel descobre o passado do seu pai e que o futuro dele depende da sua decisão em aceitar um perigoso combate contra Rui, o invencível lutador do bairro.

Na área da fotografia participei no livro da fotógrafa Arlinda Mestre, editado no Mónaco, que se chama 'Sensualidades'.



Espero que gostem de conhecer o meu percurso assim como eu gosto de o relembrar.

Um beijinho,

Ana Marta Ferreira (Martinha)